sábado, 17 de março de 2012

ATENÇÃO 9 ANO.....A PEDIDOS DE GUSTAVO MAIS ATIVIDADES DE REVISÃO....BEIJOS E BOA SORTE!

QUEM AINDA NÃO TEM O LIVRO, XEROQUEM AS PÁGINAS TRABALHADAS E ESTUDEM! BEIJOS E QUALQUER DÚVIDA É SÓ ENTRAR EM CONTATO POR AQUI!

DEIXEM SEUS RECADINHOS, MENSAGENS, DÚVIDAS......É UM PRAZER SEMPRE PODER AJUDÁ-LOS!

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE POEMAS


1) DESTAQUE:

A) O ASSUNTO DO POEMA:

B) O QUE EU LÍRICO RETRATA?

2) CONCEITUE:

A) SONETO:
B) VERSOS:
C) ESTROFES:

APRESENTAÇÃO DE SLIDES TRABALHADOS SOBRE ESTRUTURA DO TEXTO LITERÁRIO E NÃO LITERÁRIO



TEXTO LITERÁRIO E NÃO LITERÁRIO

1) A PARTIR DOS CONHECIMENTOS ACERCA DE TEXTO LITERÁRIO E NÇAO LITERÁRIO, PESQUISE E EXEMPLIFIQUE ESSES DOIS TIPOS DE TEXTO:

2) DESTAQUE A ESTRUTURA:

A) TEXTO LITERÁRIO

B) TEXTO NÃO LITERÁRIO:

REVISÃO PARA O TESTE: 9 ANO A E B


ANALISE AS TIRINHAS PARA RESPONDER AO QUE SE PEDE:

1º) DESTAQUE O ASSUNTO CONTIDO:

a) Na primeira tirinha:

b) Na segunda tirinha:

2º) AS DUAS TIRINHAS APRESENTAM A LINGUAGEM DENOTATIVA E CONOTATIVA:

A) NA PRIMEIRA TIRINHA, HÁ PRESENÇA DE LINGUAGEM CONTATIVA OU DENOTATIVA? DESTAQUE UM TRECHO QUE COMPROVE A SUA RESPOSTA E COMENTE-A:

B) NASEGUNDA, TIRINHA, UMA PALAVRA FOI USADA NO SENTIDO CONOTATIVO(SUBJETIVO): ENCONTRE-A E COMENTE NO SENTIDO DENOTATIVO:

3) A PARTIR DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS DURANTE A PRIMEIRA ETAPA, CONCEITUE:

LINGUAGEM DENOTATIVA E EXEMPLIFIQUE:

LINGUAGEM CONOTATIVA E EXEMPLIFIQUE:

TEXTO LITERÁRIO E EXEMPLIFIQUE:

TEXTO NÃO LITERÁRIO E EXEMPLIFIQUE:




PARA O9º ANO A E B

A PEDIDOS DE GUSTAVO, MAIS ATIVIDADES DE DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO:

Anote “D” quando o texto for predominantemente denotativo e “C” quando for conotativo.

1)      No período dos reis católicos, a Espanha empreendeu uma política de financiamento de explorações marítimas, rivalizando poder com Portugal. (___)
 
2)      Meu coração tropical está coberto de neve, mas ferve em seu cofre gelado, a voz vibra e a mão escreve mar. (João Bosco / Aldir Blanc) (___)
 
3)      Nas tuas mãos trazias o meu mundo. Para mim dos teus gestos escorriam estrelas infinitas... (Sophia de Mello Breyner Andresen(___)
 
4)      Receita de bolo de cenoura
     Ingredientes
     Massa / 3 unidades de cenoura picada 
     1 xícara de óleo de soja / 3 xícaras de farinha de trigo
     2 xícaras de açúcar / 1 colher de fermento em pó (___)
 
5)      O passaporte brasileiro é o documento oficial, emitido pelo Departamento de Polícia Federal, que identifica o cidadão brasileiro perante as autoridades de outros países. (___)
 
6)      Minh´alma de sonhar-te anda perdida, meus olhos andam cegos de te ver... (Florbela Espanca) (___)
 
7)      Técnico realiza treino tático e repete formação que empatou o último jogo. (___)
 
8)      Cuidado, as paredes têm ouvidos. (___)
 
9)      Ri, Coração! Tristíssimo palhaço! (Cruz e Sousa(___)
10)   Este medicamento é indicado para o alívio das manifestações inflamatórias das dermatoses, quando complicadas por infecção secundária. (___) 



fonte: http://veredasdalingua.blogspot.com.br/2011/06/denotacao-e-conotacao.html

quinta-feira, 8 de março de 2012

REVISÃO PARA O 9ª ANO A E B........

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

Denotação e conotação são dois aspectos diferentes, mas não os considero opostos. A conotação (ou sentido figurado) tem por base justamente a denotação, porque é a partir da comparação que surge um novo sentido.

Denotação significa o sentido real, original, literal. Aquele encontrado no Dicionário.

Conotação é justamente o desvio desse sentido original, por meio da comparação.

Vejamos os exemplos:

A lua estava cheia ontem. A Terra ficou toda iluminada.

Aqui, o vocábulo LUA está tomada em seu sentido real, o satélite natural do Planeta e que recebe a luz do sol para também clarear a Terra. Portanto, temos sentido DENOTATIVO.

Diferentemente, ocorre uma FIGURAÇÃO DE SENTIDO (CONOTAÇÃO) com o trecho a seguir:

"Eu vivo sempre no mundo da lua, porque sou um cientista, o meu papo é futurista, é lunático". (Guilherme Arantes, em Lindo Balão Azul)
 
 
MENINOS LINDOS DO MEU CORAÇÃO, ESTUDEM!! BEIJOS

ATIVIDADE PARA O 9º ANO "A" E "B"...





AO ANALISAR UM POEMA EXPLORAMOS AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS. A PARTIR DA LEITURA DO POEMA, DESTAQUE:

a) QUANTIDADE DE VERSOS:

b) QUANTIDADE DE ESTROFES:

c)  EXPLIQUE O QUE LISPECTOR QUIS ABORDAR EM CADA ESTROFE:
  
1ª ESTROFE:
2ª ESTROFE:
 3ª ESTROFE:
4ª ESTROFE:

PARA O 7º ANO "A" E "B" - OBJETIVO DA CAMPANHA COMUNITÁRIA

A) ESCREVA COM AS SUAS PALAVRAS O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE AS CAMPANHAS COMUNITÁRIAS.

B) EXPLIQUE COMO FOI A EXPERIÊNCIA DE CONSTRUIR UMA CAMPANHA COMUNITÁRIA: 

2º) APÓS TER ESTUDADO SOBRE AS CAMPANHAS COMUNITÁRIAS, REGISTRE O QUE SE PEDE:

A) QUE TIPO DE LINGUAGEM DEVESER UTILIZADA?

B) QUAL A ESTRUTURA (O QUE É NECESSÁRIO TER) PARA QUE SE COMPREENDA A CAMAPANHA COMUNITÁRIA:




PARA O 6º ANO "A" E "B"





 1) A PARTIR DA ANÁLISE DA TIRINHA ACIMA, EXPLIQUE:

A)  EM QUE CONSISTE O HUMOR DA TIRINHA:

B) QUAL O ASSUNTO DA CONVERSA DOS PERSONAGENS? JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA:

C) COM AS SUAS PALAVRAS REGISTRE O QUE É:

  1. HUMOR:
  2. LINGUAGEM VERBAL:
  3. LINGUAGEM NÃO-VERBAL:
  4. CARTUM: